quarta-feira, 16 de maio de 2007

ANÁTEMA TEMPORAL [para outros, O RIO]

Na sequência de um repto dirigido pelo ínclito Amandio Sereno, consistindo na continuação de um texto por ele iniciado (confrontar www.tectofalso.blogspot.com, no qual está publicado o ínicio do texto), publica-se agora e virtualmente o desfecho que entendi criar:




Foi, de facto, foi. Na pequenez da sua sapiência, evocou a colecção de livros sobre as várias batalhas do desfecho da II.ª Grande Guerra (o seu pai fora ardina e, imagine-se lá, num devaneio futurista dum editor de jornal – um tal de, hoje extinto, “Comércio do Porto –, aquela colecção havia sido oferecida e o seu pai, ao fim de um dia de trabalho, guardara-a, resto de um qualquer jornal comprado, tendo, o seu adquirente, repelido tal colecção – talvez fruto de algum ódio pelos cemitérios ou não é isso o anti-semitismo?), mormente a bela da entrada na Normandia, o ocidental Dia D, 6 de Junho de 1944 e fez-se à ponte ou, em boa verdade, à água, à água de terra e de muitas raízes e ramos e outros caules…
Primeiro pé posto, o direito pois claro, ou não fosse ele destro; segundo, o pau firmado, em posição finca-pé (não sei qual é, mas também no sexo há uma eterna vontade em variar e criar), dum qualquer jeito no invísivel chão do piso da ponte; e temos o primeiro meio metro de dez percorrido. Enquanto busca o leitor a próxima frase, já o “Ti” David estava do outro lado do rio… Ofegante, estouvado e completamente ensopado em água da chuva (não me digam que queriam canja ou açorda caída do céu?), o velho levantou-se (então não perceberam que ele atrevessou tão depressa a ponte porque caiu naquela torrente de água que a cobria e acabou arrastado para a outra margem…), sacudiu-se e foi para casinha, pensando: ­- Espero que o comer seja porco assado! De seguida, lá pelas 22h36, debando para o centro de saúde a ver se arranjo vaga para as consultas e trato deste osso tibiotársico que devo ter deslocado quando bati nas paredes da ponte. Ou isso, ou bebo aguardente até não me doer mais!




Post Scriptum: igual repto Amandio Sereno celebrou com o autor do blog: http://hcpa.blogspot.com/... Assim, experimentem ler este desfecho alternativo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sois cá uns jeitosos :P

C disse...

eu sei q sou jeitoso agora os outros...